13 de Maio! Data importante e de muitos títulos.

Por: Valdir Sena

Para a história do Brasil comemora-se mais um “aniversário” da abolição da escravatura. A Lei Aurea foi assinada no dia 13 de maio de 1888, e decretou a “liberdade” de todos escravos.

Já no plano da religiosidade o 13 de maio comemora-se o aparecimento de Nossa Senhora de Fátima do Rosário em Portugal, no ano de 1917, a três pastorinhos. Para os seguimentos espirituais é Dia de Preto Velho.

A data também é comemorativa as manifestações culturais afro-brasileira e das tradições do samba de roda, baquejada, batuques do Cururuquara, de Bom do Pirapora entre outras riquezas do folclore popular.

No domingo 13 de maio, o Dia das Mães, no ano de 2018, para o aquecimento do comércio e nas celebrações simbólicas em família e de prestação a saudades aquelas que já partiram.

E para a informação, a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como proposta do Papa Francisco, a reflexão sobre o esforço comum de prevenir a difusão das notícias falsas e para redescobrir o valor da profissão jornalísticas e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade.

As “Notícias Falsas” ou “Fake News”, fenômeno, que invadem a todo momento os meios digitais e as redes sócias, são informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar fortes polarizações das opiniões, distorções dos fatos e com repercussões que contaminam os comportamentos individuais ou coletivos.

Diante disso, vamos fazer do dia 13 de maio, que também seja símbolo de reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos meios, e assim auxiliar na promoção de um jornalismo profissional, que busque sempre a verdade e de paz. Além de promover a compreensão entre torcidas, opiniões políticas, religiosas, raças, cor da pele, preferências, seguimentos sociais e pessoas no geral.

  • O Dia Mundial das Comunicações Sociais – único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II (“Inter Mirifica”, 1963) – é celebrado em muitos países, por recomendação dos bispos, no Domingo anterior à Solenidade de Pentecostes. Em 2018, será em 13 de Maio.   

Facebook comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 6 =