Carnaval 2020 da Lins Imperial homenageia Pinah, a Cinderela Negra

Tradicionalmente, nos últimos três anos, a Escola de Samba Lins Imperial homenageia uma histórica personalidade do Carnaval carioca. E pra Sapucaí em 2020, a imagem da representatividade da mulher inspirada pela história de Pinah, a Cinderela Negra.

Foto Capa: André Isidio

Antes mesmo do sucesso da personagem do filme Pantera Negra, Okoye, a Dora Milaje interpretada pela atriz Danai Gurira, a figura da mulher negra, guerreira e imponente por sua altura e determinação já era uma realidade aqui no Brasil. Essa forma de expressão, empoderamento e representatividade da mulher negra remete à figura icônica de Maria da Penha Ferreia Ayub ou simplesmente, Pinah, a Cinderela Negra que ao príncipe encantou com seu esplendor.

Imagem Divulgação

A mulher que com muita coragem raspou seus cabelos para encarnar a escrava de Xangô, Odetá, na Sapucaí pela Beija-Flor de Nilópolis foi responsável pelo registro histórico do Príncipe Charles caindo no samba, se tornou símbolo da valorização da beleza negra e será a nova homenageada da Lins Imperial no Carnaval 2020.

O Enredo “Pinah, a Soberana” de autoria dos Carnavalescos Eduardo Minucci e Raí Menezes não só contará a marcante passagem de Pinah pela Beija Flor e pelo Carnaval carioca, mas mostrará a figura feminina com ancestralidade ao trazer seu cabelo raspado como sinônimo de liberdade da imagem e quebra dos padrões de beleza estabelecidos para a mulher no decorrer da história.

“Estou muito feliz e satisfeita com a homenagem que a Lins Imperial está fazendo pra mim e ao meu Pavilhão. Tive um namoro à primeira vista com a Lins e sua diretoria após aceitar o convite para ser Enredo. Vamos trabalhar com muita humildade para que em fevereiro de 2020 possamos estar na Avenida com o Enredo “Pinah, a Soberana!” – conta emocionada a negra com cabelo raspado, sorriso enorme e beleza única. Pinah é contadora e modelo nas horas vagas.

A Lins Imperial, que desfilará pelo Grupo Especial da Intendente Magalhães, prepara sua festa de apresentação do Enredo para o dia 14 de setembro, a partir das 14 horas, na Quadra da Agremiação, situada na Rua Lins de Vasconcelos 623 – Rio de Janeiro.

Facebook comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − quatro =