Home Comunidades do Samba Samba do Sino Movimento Cultural

Samba do Sino Movimento Cultural

por Sintonia
2,9K visualização

O samba presente não esquece o passado.

O Samba do Sino foi fundado em dezembro de 2008, e faz parte do Movimento Cultural Samba do Sino. A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano.

O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino…” conta Carlão fundador do grupo. Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

Outro aspecto a ser mencionado é a dimensão do trabalho desenvolvido que envolve pesquisas sobre a história do samba e seus compositores, e também a historiografia do bairro onde surgiu o Grupo. Este trabalho é dividido com o público através do site próprio.

Foi escolhido como patrono do Samba do Sino Paulinho da Viola. Ele valoriza os grandes compositores da velha guarda do samba e também novos compositores, com trabalho constante de pesquisa e garimpagem, que só abrilhantam o choro e o samba.

No repertório o grupo apresenta o samba tradicional e também autorais. Para abrir os trabalhos sempre é tocado o sino anunciando que o samba vai começar, após é cantado um samba de Paulinho da Viola, seguido do hino do Samba do Sino. Comentários são inseridos durante a apresentação dos sambas trazendo histórias dos compositores ou do próprio samba. Antes do último samba é tocado o sino novamente agora para anunciar o final do encontro.

DISCROGRAFIA:

SAMBA DO SINO NA GAROA

Um enredo possível sobre o samba de São Paulo e seus compositores.

Direção Musical e Arranjos: Marcelo Menezes

Gravação:- Estúdios Guidon

Direção Geral e Criação:- Carlos J Fernandes Neto

Participação Especial:- Osvaldinho da Cuíca

 SERVIÇO

O que:- Samba do Sino – Ensaio aberto

End:- Baltazar de Carvalho, 242 – Vila das Palmeiras – Guarulhos – SP

Quando:- Toda Terça Feira

Horário:- 20h

Entrada Franca

https://www.facebook.com/SambadoSino2008/

http://sambadosino.blogspot.com.br/

 

Por: Carlos J Fernandes Neto

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar