Tom Maior está com inscrições abertas para o Projeto Escola de Bateria.

Comemorando 30 anos de paixão pela Bateria, Carlos Alves (Mestre Carlão) está à frente de um projeto de resgate da música e a formação de novos ritmistas no Carnaval de São Paulo.

A Fábrica do Samba, em São Paulo, abrigará o Projeto de Escolinha de Ritmistas da Tom Maior. As inscrições estão abertas para todos interessados que sonham em participar dessa grande festa popular ,Carnaval. A primeira das dezesseis aulas do Projeto acontece no dia 19 de maio, e já conta com mais de 100 alunos inscritos. Os professores voluntários e diretoria oferecem o curso totalmente gratuito. Cuíca, chocalho, caixa e repinique serão os instrumentos que os alunos aprenderão na Escolinha.

Caso o aluno não possua seu instrumento o Projeto oferece acesso aos instrumentos utilizados pela Bateria Oficial da Escola, com exceção da cuíca. Os instrumentos trazidos pelos futuros ritmistas passarão por ajustes e afinações, que serão realizados pelo Diretor Jurandir Motta Santos (Jura), com demais diretores envolvidos na execução do Projeto.

Com destaque para a participação dos novos ‘cuiqueiros’, o projeto contou com uma crescente procura pelo instrumento tradicional da Bateria, e para Mestre Carlão é item obrigatório não só no projeto como na escolha dos 14 cuiqueiros que ficarão na linha de frente da TOM 30 no dia de Desfile. “Fiz 55 anos e aprendi que o mais importante é a Bateria dar sustentação pra Escola. E isto nós já começamos a fazer um trabalho dentro da Escolinha. A vaidade do ritmista é igual de qualquer ser humano. Você ensaia o ritmista, por uma ano, pra fazer um arranjo e não pode chegar na Avenida falando que está com medo e não vai fazer. Não existe isso! Tem que executar. Por isso, a proposta inicial deve ser igual a que será apresentada no dia do desfile. Nós fazemos um trabalho pra somar com a Escola.” – sintetiza Mestre Carlão.

Com o lema de Disciplina e Perseverança, a Escolinha busca internalizar nos alunos a responsabilidade e a importância dos 64 ensaios que antecedem um desfile, e também de ser modelo para outros setores da Escola na formação de profissionais para compor suas alas e setores responsáveis por fazer um belo Carnaval apresentado no Sambódromo.

A Escolinha da Tom 30 contará com dois módulos, Iniciantes e Avançado. Ao final do projeto da Escolinha a diretoria da agremiação promoverá uma formatura ao final do curso. Os alunos com bons rendimentos poderão integrar o quadro de ritmistas da Bateria Oficial da Tom Maior em 2020.

Para se inscrever clique aqui

Projeto Escolinha de Bateria TOM 30

Aulas:Data: 19 de maio a 25 de agosto

Horário:17h às 19h30

Local:Fábrica do Samba – Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 740 – Bom Retiro

Mais informações e dúvidas:

E-mail: escoladebateriatom30@outlook.com

Facebook comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =