Home Carnaval SPAcadêmicos do Tucuruvi é campeã do Acesso I e retorna ao Grupo Especial
Acadêmicos do Tucuruvi campeã do Grupo de Acesso I de 2026

Acadêmicos do Tucuruvi é campeã do Acesso I e retorna ao Grupo Especial

Resultado foi confirmado após apuração com liderança absoluta da Tucuruvi. Pérola Negra também garante vaga na elite do Carnaval paulistano em 2027.

por Josy Dinorah
5 visualização

Foto Capa: Dayse Pacífico

O Sambódromo do Anhembi conheceu, na manhã desta terça-feira (16), a campeã do Grupo de Acesso I do Carnaval de São Paulo 2026. A Acadêmicos do Tucuruvi confirmou na apuração o desempenho apresentado na avenida e assegurou o retorno ao Grupo Especial em 2027, liderando a leitura das notas do início ao fim. Com o enredo “Anti-herói Brasil”, a Tucuruvi construiu vantagem consistente e administrou a liderança até a última nota. O resultado consolida a volta da escola ao Grupo Especial após o rebaixamento em 2025, ano em que, apesar dos elogios ao desfile, não conseguiu manter a escola da Zona Norte no Especial.

A ordem dos quesitos foi definida em sorteio realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo na segunda-feira. A sequência seguiu com: Evolução, Samba-Enredo, Bateria, Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Alegoria, Harmonia e, por fim, Fantasia como critério de desempate.

A disputa pela segunda colocação foi a mais tensa da manhã. A Pérola Negra garantiu o vice-campeonato e também sobe ao Grupo Especial em 2027, coroando um trabalho de reconstrução que já havia rendido o acesso ao Grupo 1 em 2025.

Algumas notas acabaram pesando diretamente no resultado. A Camisa 12 e a Nenê de Vila Matilde, por exemplo, perderam pontos importantes em Evolução e Enredo, o que resultou no rebaixamento de ambas agremiações ao Acesso 2. A queda da Nenê de Vila Matilde tem peso histórico no Carnaval paulistano. Uma das escolas mais tradicionais e vitoriosas da cidade, referência de comunidade e identidade cultural na Zona Leste, a agremiação vive um longo período de instabilidade desde os anos de 2010, sem conseguir retomar ao Grupo Especial.

O regulamento também teve alguma influência no resultado: a Independente Tricolor perdeu 0,2 décimos por ultrapassar o tempo máximo de 60 minutos de desfile, mas ainda assim permaneceu na disputa pela segunda posição até os momentos finais.

CONHEÇA A GRANDE CAMPEÃ

Com o enredo “Anti-herói Brasil”, a Tucuruvi apostou na valorização da inteligência popular e na construção de uma narrativa acessível, sustentada por coesão entre enredo, samba e evolução. A escola transformou regularidade em vantagem e a vantagem em título. O acesso 1 encerra um ciclo de reconstrução e devolve a agremiação ao Grupo Especial já em 2027.

A primeira apuração do dia terminou, mas às 16h vamos conhecer a grande campeã do Carnaval de São Paulo 2026. Com a apuração do Grupo Especial, vamos ter definido os desfiles das campeãs para o próximo sábado (21) no Anhembi.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar