Home Carnaval SPPrimeira noite do Especial leva sete escolas ao Sambódromo do Anhembi nesta sexta (13)
Desfile Rosas de Ouro em 2025

Primeira noite do Especial leva sete escolas ao Sambódromo do Anhembi nesta sexta (13)

Ancestralidade feminina, lutas sociais, cosmos, cinema e religiosidade afro-brasileira costuram os enredos que abrem o Grupo Especial nesta sexta-feira.

por Josy Dinorah
3 visualização

Foto capa: Dayse Pacifico

A primeira noite do Carnaval de São Paulo acontece nesta sexta-feira (13) e inaugura um fim de semana da maior festa do Brasil. Os enredos atravessam memória, identidade, política e espiritualidade, e a programação reúne narrativas sobre protagonismo feminino, resistência de povos originários, cultura cinematográfica e a força das matrizes afro-brasileiras.

Quem abre os desfiles, a partir das 23h, é a escola de samba Mocidade Unida da Mooca, estreante no Grupo Especial. Segundo a Prefeitura de São Paulo, a expectativa é de que cerca de 350 mil pessoas acompanhem as apresentações das 14 escolas do Especial — distribuídas entre sexta (13) e sábado (14) —, além das oito agremiações do Grupo de Acesso 1, no domingo (15).

A estrutura do evento contará com três postos médicos, oito equipes de saúde por dia e 16 ambulâncias (incluindo UTIs móveis) em plantão permanente. A segurança na área interna e no entorno do Anhembi terá reforço de 866 Guardas Civis Metropolitanos, além do monitoramento por 62 câmeras do programa Smart Sampa.

COMO CHEGAR NO SAMBÓDROMO

Os portões do Anhembi abrem ao público às 19h. Duas linhas especiais farão a ligação direta entre o sambódromo e as estações Portuguesa-Tietê (Linha 1–Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3–Vermelha). A operação ocorre nos dias 13, 14, 15 e 21 de fevereiro, com tarifa de R$ 5,30. No domingo (15), entre 0h e 23h59, as viagens serão gratuitas devido ao programa “Domingão Tarifa Zero”. Os ônibus serão expressos e funcionarão durante toda a madrugada, garantindo também o retorno na dispersão.

Para quem vai de carro particular ou aplicativo: O estacionamento oficial para o público está localizado na Rua Massinet Sorcinelli, com acesso pelos portões 5 e 7. Para passageiros de Uber, 99 ou táxi, a Prefeitura estabeleceu bolsões específicos para garantir a fluidez do trânsito no entorno.

ORDEM DOS DESFILES

  • Mocidade Unida da Mooca (23h): Enredo “Gèlèdés – Agbara Obinrin”. Homenageia o Instituto Geledés e a força da mulher negra, conectando o culto ancestral iorubá ao ativismo de Sueli Carneiro.
  • Colorado do Brás (0h05): Enredo “A Bruxa está solta – Senhoras do Saber renascem na Colorado”. Resgata o termo “bruxa” como símbolo de sabedoria ancestral, das alquimistas medievais às líderes atuais.
  • Dragões da Real (1h10): Enredo “Guerreiras Icamiabas – Uma Lendária História de Força e Resistência”. Uma imersão no matriarcado amazônico e no uso do amuleto Muiraquitã para pautar a preservação ambiental.
  • Acadêmicos do Tatuapé (2h15): Enredo “Plantar para colher e alimentar – Tem muita terra sem gente, tem muita gente sem terra”. Em parceria com o MST, traz uma crítica social sobre a concentração fundiária e a agricultura familiar.
  • Sociedade Rosas de Ouro (3h20): Enredo “Escrito nas Estrelas”. Explora a astrologia e o cosmos. A atual campeã busca o bicampeonato.
  • Vai-Vai (4h35): Enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Paulicéia”. Homenageia São Bernardo do Campo e os Estúdios Vera Cruz, exaltando operários e a sétima arte.
  • Barroca Zona Sul (5h30): Enredo “Oro Mi Maió OXUM”. Celebra a Orixá Oxum, focando na sabedoria e diplomacia da divindade das águas doces e na identidade religiosa do Jabaquara.

Mais do que entretenimento, a primeira noite do Grupo Especial marca na avenida debates que atravessam a sociedade brasileira. Protagonismo feminino, justiça social, memória do trabalho, espiritualidade afro-brasileira e a relação entre humanidade e destino aparecem como eixos de narrativas construídas por milhares de profissionais e comunidades que fazem do Carnaval de São Paulo uma festa político-social importante para o despertar de uma sociedade através da arte.

Com o toque da bateria, o espetáculo começa e São Paulo passa a se enxergar também pelo espelho do samba. Acompanhe as redes sociais da Sintonia de Bambas e veja fotos e vídeos exclusivos do Carnaval de São Paulo.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar