Home Carnaval SPMocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo 2026
Mocidade Alegre | Desfile Oficial | 2026 | Foto: Felipe Araujo /Liga-SP

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo 2026

Com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”, escola conquista o 13º título no Anhembi em apuração decidida por 0,1 décimo.

por Josy Dinorah
1 visualização

Foto Capa: Felipe Araújo/Liga SP

O título do Carnaval de São Paulo 2026 tem Morada. A Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial após a leitura das notas realizada nesta terça-feira (17), no Sambódromo do Anhembi. O título foi confirmado apenas no último quesito, em uma das apurações mais tensas dos últimos anos. A vitória veio por margem mínima: 0,1 décimo. O quesito Fantasia foi o decisor e garantiu à escola do Bairro do Limão o 13º campeonato de sua história, consolidando mais um ciclo vitorioso da Morada do Samba.

A apuração já começou com impacto no resultado: duas penalidades já alteravam o cenário antes mesmo da abertura dos envelopes. A perda de 0,5 décimos por descumprimento de prazo na entrega das pastas e desconto de 0,2 décimos por extrapolação do tempo de desfile, punições para Rosas de Ouro e Camisa Verde e Brancos, respectivamente. Em um campeonato definido nos detalhes, cada décimo perdido faz a diferença e esta apuração mostrou isso.

O primeiro quesito evolução, mostrou o rigor dos jurados em 2026. Poucas escolas alcançaram a nota 10. Em Bateria, tradicionais ritmistas perderam pontos importantes e o destaque foi a Batucada da Pompéia, comandada por Mestre Moleza da Águia de Ouro, a única a garantir quatro notas 10 no quesito. Em Enredo, notas abaixo do esperado provocaram reviravolta na tabela, mudando a liderança com Gaviões da Fiel em primeiro lugar e o Vai Vai começou a flertar com o rebaixamento.

O enredo campeão

Com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”, desenvolvido por Caio Araújo, a Mocidade Alegre apresentou a vida de Léa Garcia como representatividade, herança e permanência.  A escola construiu um desfile que foi além da homenagem. Exaltou ancestralidade, protagonismo negro e permanência cultural, transformando a avenida em palco de memória coletiva e afirmação histórica.

Como ficou o resultado do Carnaval de 2026:

1º Mocidade Alegre – 269,8 – Conquistou o 13º título do Carnaval de São Paulo

Gaviões da Fiel – 269,7

Dragões da Real

Acadêmicos do Tatuapé

Barroca Zona Sul

Tom Maior

7º  Estrela do Terceiro Milênio

Mocidade Unida da Mooca

Império de Casa Verde

10º Camisa Verde e Branco

11º Colorado do Brás

12º Vai Vai

Rosas de Ouro – 268,4 – Desfila pelo Acesso 2 em 2027

10º Águia de Ouro – 268,2 – Desfila pelo Acesso 2 em 2027

O próximo sábado (21), a partir das 20h, o Sambódromo do Anhembi volta a acender suas luzes para o Desfile das Campeãs, agora a tensão cede espaço à celebração. As cinco primeiras colocadas no Especial se juntam a campeã e a vice do Grupo de Acesso 1: Acadêmicos do Tucuruvi e Perola Negra. E, também a campeã e da vice do Grupo de Acesso 2: Morro da Casa Verde e X9 Paulistana.

Mas o sábado não é apenas repetição dos desfiles, é outra atmosfera que toma conta da Avenida. Sem a tensão das notas dos jurados, as agremiações e suas comunidades desfilam mais soltas.  Se na apuração o Carnaval se mede em décimos, no Desfile das Campeãs ele se mede em memória. O título é oficial. Mas é no sábado que ele vira consagração.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar