Home Carnaval SP Amizade Zona Leste celebra Eduardo Basílio no Carnaval SP 2024

Amizade Zona Leste celebra Eduardo Basílio no Carnaval SP 2024

Thiago Meiners assina o samba que destaca o Enredo que homenageia a vida e legado de Eduardo Basílio.

por Josy Dinorah
415 visualização

Foto/capa: Dayse Pacífico ( Sintonia de Bambas)

Localizada no bairro de São Matheus, a Escola de Samba Amizade Zona Leste conquistou seu espaço e subiu ao Grupo de Acesso II em 2008. Em 2024, se prepara para homenagear Eduardo Basílio, que completaria 90 anos de idade. O Enredo Eduardo Basílio — Um Mar de Rosas de Ouro. Do Quilombo da Brasilândia para o Mundo”  vai homenagear não apenas a história de Basílio na Sociedade Rosas de Ouro, mas também sua participação ativa no crescimento do Carnaval SP.

Sintonia de Bambas teve a oportunidade de conversar com Thiago Meiners, o compositor responsável pelo Samba Enredo da Amizade Zona Leste. Thiago é reconhecido por inúmeros sambas de sucesso tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, sendo uma das figuras mais importantes no cenário musical do Carnaval.

Como foi conduzido o estudo e o processo criativo para desenvolver a narrativa do Samba Enredo da Amizade Zona Leste de 2024?

Thiago “Então, naturalmente, quem acompanha o Carnaval de São Paulo conhece um pouco da história e do legado de Eduardo Basílio. Além disso, como em todo o processo de composição, a Escola, nesse caso, o Marcão, Diretor de Carnaval, me entregou uma sinopse com uma breve explicação do Enredo e divisão de setores. A partir daí, a gente foi construindo o samba, e nessa construção, buscamos um sentimento de nostalgia e saudade, e uma maneira de expressar gratidão por todo o legado deixado.”

Como sua participação em vários sambas das escolas de samba de São Paulo contribui para a celebração e integração entre as tradições entre Rio de Janeiro e São Paulo?

Thiago“Eu sou um carioca apaixonado pelo Carnaval de São Paulo. Hoje, eu só trabalho como compositor de samba-enredo, e meu foco naturalmente é o eixo RJ-SP, mas não trabalho pensando na diferença entre os carnavais. A ideia é sempre fazer o melhor, a melhor música. Às vezes, buscamos uma característica de cada Escola para compor, mas nada que mude a filosofia de sempre tentar o melhor. Mas sabemos que há uma diferença de conceito e de trabalho entre os carnavais.”

Esse intercâmbio de histórias sobre os baluartes do Carnaval contribui significativamente para fortalecer os laços entre as Escolas de Samba e suas comunidades em todas as regiões de São Paulo?

Thiago“Com certeza. Valorizar e entender o passado é fundamental para construir o futuro. É natural que os processos mudem, os métodos se transformem, as tendências evoluam; enfim, tudo isso faz parte da vida. Cabe a nós compreender essas mudanças, e essas mudanças não significam que o passado foi inferior ou superior ao presente e ao futuro. Por isso, entender e valorizar o passado, e quem construiu tudo o que temos hoje, é fundamental para compreender como chegamos aqui e como estaremos daqui para frente. É valorizar aqueles que lutaram para que chegássemos até aqui nas condições que temos hoje.”

Você sente diferença em compor um samba ano após ano? Como é a evolução do Carnaval para os compositores?
Thiago“A diferença é natural. Como mencionei antes, existem tendências, e no Samba Enredo não é diferente. Por isso, é importante estar sempre atento ao que agrada ao público, às escolhas de cada Escola, ao que cada Enredo traz de conteúdo e profundidade. Então, sim, a cada ano, temos uma particularidade na hora de compor, e faz parte, inclusive, é algo que eu gosto, sempre ter um desafio ou algo a mais para estudar.”
Compositor Thiago Meiners

Foto Arquivo Pessoal Thiago Meiners

Como o Thiago Meiners resume a sua história no Carnaval?

Thiago – “Minha relação com o Carnaval vem desde a infância. Meus pais são apaixonados pela festa. Meu pai foi Diretor da Mangueira por mais de 10 anos e, atualmente, é Diretor Cultural da Verde e Rosa. Meus pais também têm uma ala no Rio que já existe há mais de 8 anos. Eles já confeccionaram fantasias para várias escolas, inclusive em São Paulo. Desde criança, frequento Escolas de Samba, e a partir daí as coisas foram acontecendo. Meu irmão (Rodrigo Meiners) é hoje o Carnavalesco da Gaviões da Fiel e trabalha com Carnaval desde os 14 anos de idade. Eu comecei a disputar Samba Enredo aos 17 anos. Tudo aconteceu de forma natural. Hoje, tanto eu quanto meu irmão e meus pais trabalhamos quase exclusivamente com o Carnaval. Essa paixão se transformou em nosso trabalho. Como mencionei, sou apaixonado pelo Carnaval de São Paulo. Frequento os desfiles desde 2016, e graças a Deus, estamos construindo aos poucos nossa história no Carnaval do Rio e de São Paulo.

Minha maior vontade hoje é ter um samba campeão do Carnaval em São Paulo. No Rio, três dos meus sambas já venceram o Carnaval, incluindo os dois últimos. Agora, quero realizar esse sonho também em São Paulo.

O Carnaval SP tem início no próximo sábado, dia 3, com as Escolas de Samba que estão no Grupo de Acesso 2. O desfile da Amizade Zona Leste acontece às 22h30 e a entrada no Sambódromo é gratuita.

 

Compartilhar isso:

Facebook comentário

1 Comentário

Amizade Zona Leste conta a história de Eduardo Basílio no Anhembi - Sintonia de Bambas 4 de fevereiro de 2024 - 00:51

[…] A Amizade Zona Leste emocionou o público com um enredo que homenageia uma figura importante na história do Carnaval paulistano: Eduardo Basílio. A escola foi a quarta a entrar na avenida e com o enredo “Eduardo Basílio — Um Mar de Rosas de Ouro. Do Quilombo da Brasilândia para o Mundo”. […]

Responder

Deixe um comentário

Você pode gostar