Home Carnaval RJ Enfim a hora de preparar o show… Que bom!

Enfim a hora de preparar o show… Que bom!

por Valdir Sena
2,5K visualização

Os desafios para a realização do Carnaval 2022 ainda são muitos. O perigo segue no ar. E o ritmo da vacinação contra a Covid 19 para a imunização da população continua lento. Até então, só pouco mais de 12% da população brasileira está vacinada com a segunda dose ou imunizada pela dose única de uma das vacinas contra a Covid. Além disso, especialistas dizem que a circulação das variantes da doença avança e o risco da contaminação é iminente e perigoso. Devido a pandemia que assola a humanidade em todo o mundo há dois anos, as tradicionais festas brasileiras como o Carnaval, Réveillon, festas juninas entre outras do nosso folclore não estão sendo realizadas ou comemoradas.

Entretanto, a vida continua e as reações para viver o cotidiano normal é urgente e necessária. Afinal a “pandemia econômica” também é fatal. E a retomada do setor de turismo é fundamental para o aquecimento econômico.

Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriolo,  é esperançosa a notícia de que a Prefeitura do Município de São Paulo planeje  liberar as festas de Réveillon para a próxima virada do ano e o Carnaval de 2022 na cidade. “O olhar otimista do prefeito Ricardo Nunes para a organização do evento é uma atitude sensata e coerente com sua gestão”, ressaltou Carriolo.

Desde o inicio da pandemia, a Liga foi taxativa em afirmar que só consideraria a realização do evento Carnaval quando os indicadores de controle da Covid-19 permitissem.

Durante os últimos 17 meses, as escolas de samba de São Paulo cumpriram o seu papel enquanto entidades sociais e intensificaram suas ações solidárias para amenizar os efeitos socioeconômicos da quarentena nas comunidades. As agremiações não são estritamente feitas de samba, festa e fantasia. Como em outros setores da economia, os profissionais que executam os projetos dos desfiles estão aptos a trabalhar, com todas as limitações e cuidados observados nos protocolos anticovid-19, de forma segura e adequada ao momento. Deste modo, quando a pandemia de covid-19 for controlada e a crise contornada, o evento estará pronto.

Por isso, o caminho é planejar a retomada com responsabilidade, se preparando para quando fevereiro chegar, fazendo a cadeia produtiva do Carnaval andar, gerando empregos nas agremiações e também esperança para os setores de turismo, comércio e alimentação.

Ainda não está tudo resolvido sobre a pandemia. Porém, é uma injeção de animo para movimentar o alegre setor carnavalesco. E com aceleração do calendário de vacinação na cidade do Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) avalia  realizar os desfiles nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2022 e prevê um evento para cerca de 70 mil pessoas na Marquês de Sapucaí. O desfile das campeãs está marcado para o dia 05 de março de 2022.

Valdir Sena – Jornalista, radialista, pesquisador e cronista de carnaval.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar