Home Carnaval SP Falta pouco para o Carnaval: Fique atento às regras da Liga SP para o Desfile das Escolas

Falta pouco para o Carnaval: Fique atento às regras da Liga SP para o Desfile das Escolas

por Josy Dinorah
679 visualizações

Apresentando novidades para o Desfile Oficial das Escolas de Samba 2020, o novo Manual do Julgador da Liga SP, tornou algumas punições mais brandas e tem como mudança de maior repercussão no quesito Bateria. As mudanças foram bem vindas nas Agremiações, já que proporcionam uma maior liberdade no desenvolvimento criativo e cultural nos Enredos.

Foto Capa: Nelson Gariba

Durante as transmissões e o acompanhamento dos Desfiles das Escolas de Samba, por rádio ou TV, muitos textos, apresentadores e comentaristas, referem-se aos quesitos e alas das Agremiações ou às possíveis punições que podem valer o título do Carnaval 2020. Mas você conhece as regras do Desfile? Quais foram as mudanças feitos pela Liga SP recentemente?

A Liga SP divulgou, no último dia 22 de janeiro, alterações no Manual do Julgador para o Carnaval 2020. Mas ao acompanhar o Desfile ou prestigiar a apuração de resultados, nem sempre é fácil entender as regras, movimentos e as punições geradas para definir quem sairá campeão ou quem será rebaixado nos Grupos Especial e de Acesso.

O avanço e discussão nos critérios de julgamento se originou após o resultado do Carnaval 2019, onde as Escolas de Samba juntamente com a Liga SP tem como objetivo evitar erros e faltas de notas dos jurados nos dias das apuraçõs. As alterações visam valorizar a expressão artística, e andam lado a lado com uma melhor organização e preparo da equipe julgadora no momento que as Escolas de Samba já se concentram para passar a faixa amarela.

JURADOS

Após um minucioso treinamento, a seletiva levou em consideração o vínculo do jurado com os quesitos e sua formação acadêmica. Ao aplicar as 11 notas, divididas em casas decimais e que vão de 9,0 a 10,0, o jurado fará a comparação da apresentação e explicações dos materiais contidos nas pastas entregues pelas Escolas de Samba. Todos os jurados deverão aplicar uma nota de avaliação ao quesito julgado, além de justificar os critérios de julgamento. No dia do desfile eles ficam espalhados pelas torres de observação do Anhembi. A Escola de Samba que deixar de apresentar a pasta técnica com os detalhes do Desfile perderá 0,5 décimo da sua nota final.

CONCENTRAÇÃO

Os preparativos e os últimos ajustes antes de cruzar a linha amarela acontece no estacionamento das alegorias, a Liga SP disponibiliza para todas as Escolas de Samba uma baia de 1.600m2 para posicionamento dos carros alegóricos e esculturas, que não podem ultrapassar três metros de altura. A fiscalização acontece no dia do desfile. Evidenciada qualquer infração, a Escola de Samba pode perder 0,1 décimo da sua nota final.

O DESFILE

A primeira Escola de Samba do dia deve estar atenta aos alertas de preparação e início do seu Desfile, serão 04 sirenes de alerta. O primeiro indica que faltará 15 minutos para o início, o segundo indica que faltará 10 minutos, o terceiro que faltará 05 minutos e o quarto indica a abertura dos portões e o disparo do cronômetro.

As demais Escolas também terão 03 sirenes de alerta, mas como algumas mudanças. O primeiro toque indica que o último componente da Escola que estiver na Avenida cruzou à linha amarela do início do Desfile, neste momento, a Escola da sequência pode ingressar na área de concentração e afinar seus instrumentos, mas sem o uso do carro de som. O segundo toque indica que o último componente da Escola que estiver na Avenida cruzou a metade da pista, neste momento, a Escola da sequência pode começar o “esquenta” da Bateria e pode ligar o carro de som para fazer a passagem de voz. O terceiro toque é acionado quando a Escola que estava desfilando terminou seu Desfile. Indicando que a Escola que está na concentração desfila em 05 minutos.

TEMPO

As 14 Escolas de Samba do Grupo Especial desfilam em dois dias, 21 e 22 de fevereiro e com no mínimo de dois mil componentes. Cada Agremiação precisa mostrar o seu Enredo no tempo mínimo de 55 minutos e o máximo de 65 minutos pelo doze metros da pista no Anhembi. As 08 Escolas de Samba do Grupo de Acesso I desfilam no dia 23 de fevereiro e com no mínimo de mil componentes, o tempo de Desfile de cada Agremiação deve acontecer com no mínimo 50 minutos e no máximo de 60 minutos.

Antes, a punição para a Agremiação que estourasse o tempo máximo de Desfile era a perda de um ponto, para 2020, a penalidade será de 0,3 décimo e cada minuto adicional custará mais 0,1 décimo no resultado de sua nota final.

Comissão de Frente Dom Bosco
Foto: Nelson Gariba

COMISSÃO DE FRENTE

Deve apresentar maior habilidade artística na dança, na forma teatral e nas fantasias, valorizando e destacando a proposta da Escola de Samba. Será levada em conta, a limpeza nos movimentos e como a fantasia não atrapalhe a performance do componente na Avenida.

ALEGORIAS E FANTASIAS

Haverá julgamento dos Carros Alegóricos e serão observados as cores e formas, além das proporções exigidas no regulamento e apresentados na pasta apresentada aos jurados. As fantasias serão julgadas pelas cores, formas e adereços.

EVOLUÇÃO

Foi excluído o chamado “Efeito Sanfona” do julgamento. As Escolas de Samba só não poderão se descuidar da velocidade, do choque de Alegorias e Componentes, os buracos e invasão das Alas. Os jurados foram orientados a se atentarem a cada detalhe pra saber como diferenciar se haverá punição ou não.

MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA

O julgamento do casal levará em conta a dança, a leveza e a definição dos movimentos durante o percurso na Avenida, e trará ainda mais beleza e competividade ao quesito.

BATERIA

O quesito apresentou a alteração mais significativa e entra na Avenida já com 9,8 pontos. A conquista dos 0,2 décimos será acirrada, além de entrosamento e afinação, deverá apresentar bossa, arranjo e paradinhas juntos com questões técnicas que darão mais brilho ao espetáculo.

Os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo começam no dia 21 de fevereiro, às 21h45. O público poderá acompanhar a apuração da notas e saber as campeãs do Carnaval 2020 no dia 25 de fevereiro à partir das 16h pelos principais meios de comunicação, além de conferir o Desfile das Campeãs no Anhembi em 29/02/2020 às 22h.

O site Sintonia de Bambas conversou com alguns dos principais personagens do Carnaval sobre o que eles acham das mudanças no regulamento 2020.
Compartilhar isso:

Facebook comentário

2 comentários

2 comentários

Cris 18 de fevereiro de 2020 - 13:35

O desfile das campeãs não será dia 28 de fevereiro como diz no texro , e sim dia 29 de Fevereiro (sábado )

Responder
Shirlei Dias 18 de fevereiro de 2020 - 23:54

Desde já agradecemos.

Responder

Deixe um comentário

Você pode gostar