Home Carnaval SP X9 de Santos lembra o ‘imortal’ sambista de bamba!

X9 de Santos lembra o ‘imortal’ sambista de bamba!

por Valdir Sena
81 visualizações

Adoniran Barbosa, poeta, compositor, cantor, comediante e radioator é o tema da escola de samba X9 de Santos para o Carnaval 2019. O enredo “Adoniran Barbosa crônicas vida resiste o samba renasce o artista” desenvolvido pelo carnavalesco Ivo Carneiro. “Será um grande desfile, pois retratar parte da história vivida pelo Adoniran é um imenso privilégio para X9 de Santos”, ressalta o presidente da escola Benedito Andrade Fernandes, o Ditinho, que também responde pela presidência da Liga das Escolas de Samba de Santos.

Foto: Divulgação

Segundo Ditinho, apesar das grandes dificuldades que todas escolas vem passando para apresentar seus carnavais, “com a X9 não é diferente. Superação e determinação dos 2.500 componentes é a regra para fazer um bom desfile e conquistar o título do Carnaval 2019 da cidade de Santos”, acredita Ditinho. A X9 é a quinta escola a desfilar na noite de 23 de fevereiro (uma semana antes dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro). O interprete e compositor Rafael Forjanes, o “Bolinha” também acredita no Carnaval da X9 rumo ao título.

Vale ressaltar, que o sambista Adoniran Barbosa é um dos ícones de Bambas do portal Sintonia de Bambas. Artista impar no cenário do samba paulistano e dos bairros boêmios da Bela Vista e Bixiga. Com toda certeza a X9 de Santos foi muito feliz na escolha desse tema que pelo seu histórico de vida fez memória imortal no mundo do samba.

Na visita que fizemos a X9 de Santos (eu e o radialista José Carlos Alvarenga), o Ditinho também falou sobre as dificuldades que a Liga das Escolas de Samba de Santos tem para o Carnaval de 2019. “O investimento da Prefeitura de Santos é de cerca de 800 mil reais, que são divididos para 17 escolas de samba apresentarem seus trabalhos. Muito pouco para fazer tudo que a gente precisa para por a escola na avenida. Por isso que todas tem de fazer a missão de superação antes de cada escola desfilar”, afirma Ditinho. No Carnaval/2018 a União Imperial foi a Campeã e a X9 a Vice.

Os desfiles na cidade de Santos, no litoral paulista acontecem em dois dias, na Passarela Dráuzio da Cruz. Ao todo, são 17 agremiações divididas em três grupos. As escolas do Grupo 1 e do Grupo de Acesso se apresentam no dia 22 de fevereiro e as agremiações que compõem o Grupo Especial irão desfilar no dia 23. As escolas de samba serão avaliadas por 27 julgadores, sendo três responsáveis para cada um dos nove quesitos.

Valdir Sena – Jornalista, radialista, pesquisador e cronista de Carnaval.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

0 Comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar