Princesas, príncipes e super heróis negros será o tema da Escola de Samba Camisa Verde e Branco em 2019. – Sintonia de Bambas

Princesas, príncipes e super heróis negros será o tema da Escola de Samba Camisa Verde e Branco em 2019.

A tradicional escola da Barra Funda anunciou na noite de ontem (26/05), o tema para o  Samba Enredo  que a   comunidade Verde e Branco levará para a Avenida em 2019.  “ ORIN ORIN, UMA VIAGEM SEM FIM.  QUANDO OS TAMBORES ECOAM NA FLORESTA, A BARRA FUNDA ESTÁ EM FESTA”.   O termo Orin Orin significa musicalidade infantil.     Portanto,  a Escola tem como propósito levar para a Avenida  o imaginário infantil através de um musical.   Será uma criança que sonha com super heróis e super heroínas  que a represente  etnicamente.

 A  escola levará para a Avenida uma crítica muito difundida  entre intelectuais , comunidades  e entidades Negras ,  que é a falta de personagens infantis, nas estórias de princesas e super heróis, que  represente as diversas crianças negras no mundo.

Foto: Nelson Gariba/Sintonia de Bambas

E quem assina a produção artista do Carnaval 2019 é o carnavalesco  Eduardo Caetano, que retorna a agremiação após 20 anos, onde participava  da comissão de frente da Escola.  Eduardo conversou com nossa  EQUIPE SINTONIA DE BAMBA, onde nos contou um pouco sobre o enredo ­_  “Nossa proposta é trazer para a Barra Funda a alegria….Vamos apresentar  na Avenida um sonho  de Carnaval, na visão de uma criança  africana negra… Contaremos as diversas  histórias  de musicais infantis com personagens negros, (Peter Pan, Aladin e vários outros)…. Vamos resgatar  a espontaneidade,  o Surrealismo e mais do que isso , a alegria.  Alegria essa que é a cara da Camisa…. a Negritude está em festa ! ”_ finaliza o carnavalesco.

Outro bom filho que  retornou  à Barra Funda  foi o interprete carioca ,Tiganá.   O interprete comandou a ala musical da Camisa nos anos de 2015 e 2016, e depois de outros voos retorna novamente à escola que o introduziu no carnaval de São Paulo.       E sobre seu retorno o rouxinol conversou com nossa EQUIPE SINTONIA DE BAMBAS ­_ ” Sou muito grato ao Camisa Verde Branco  que me abriu portas para o Carnaval de São Paulo…. Depois de um tempo de afastamento , onde estive em uma outra coirmã, estou de volta a essa Comunidade apaixonante e apaixonada pelo Trevo da Barra Funda…. Eu também aprendi a amar demais  essa comunidade”

 A festa serviu também para a apresentação oficial da nova diretoria da Escola, que emocionada, prometeu dedicação à agremiação, que desde 2012 não participa do grupo de Elite do Carnaval de São Paulo.

Outro momento  emocionante da festa foi a apresentação do novo casal  de Mestre Sala e Porta bandeira, o jovem casal,  Gabriel e Joice, que graciosamente  bailaram ao som da Bateria, Furiosa.

Por Shirlei Dias

Fotos: Nelson Gariba

Veja também…

 

Facebook comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =