Home Carnaval SP A Maravilha de Cenário das Tradições!!!

A Maravilha de Cenário das Tradições!!!

por Valdir Sena
726 visualização

Foto Capa Nelson Gariba

Tambores ecoaram com as vitórias das tradições escolas de samba de São Paulo no carnaval 2023.    Mocidade Alegre conquistou seu 11º título no grupo especial  igualando-se a Nenê da Vila Matilde.  Ambas ficam apenas atrás da Vai-Vai.

A Mocidade Alegre  foi a quarta escola no sábado, e com o enredo “Yasuke”, apresentou  um Samurai Negro contra a discriminação racial e a intolerância. “Foram três anos batendo na grade, mas neste ano deu certo. Agradeço a toda nossa comunidade, pois a vitória vem da luta, a luta vem da força e a força, da união”, disse emocionada a presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz.

A   Mancha Verde ficou em segundo lugar,  seguidas de Império de Casa Verde, Tatuapé e Dragões da Real.  Já  a Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1.

 

As tradicionais de volta ao Grupo Especial

Nelson Gariba : Desfile da Escola de Samba “Vai-Vai”  19.02.2023

Vai-Vai  é a campeã do Grupo de Acesso 1 e a Camisa Verde e Branco  ficou com a vice colocação. É   um reencontro de duas escolas de muita tradição e que retornam ao grupo de elite.

Emoções não faltaram no desfile da escola de samba Vai Vai, na noite de domingo . A escola do Bixiga possuidora de  mais títulos do carnaval paulistano no grupo Especial, se apresentou com uma reedição de seu enredo de 2005,  “Eu Também Sou Imortal” e encantou o Anhembi que cantou sobre a vida.

 

Nelson Gariba: Desfile  “Camisa Verde e Branco”  19.02.2023

Já a Camisa Verde e Branco propôs uma reflexão sobre os grupos invisíveis nas sociedades, abordando questões como pobreza, justiça e o futuro das crianças, lembrando também das pessoas que se dedicam a ajudar os outros, a escola  encerra um  jejum de 11 anos longe  do Grupo Especial do carnaval de São Paulo.

No  grupo de  Acesso I foram rebaixadas para Acesso  2 as escolas de samba Morro da Casa Verde e a X9 Paulistana. O presidente da X9 Paulistana, Mestre Adamastor, autor de uma fala que despreza a simbologia da Luta do povo negro no momento da largada da Escola, sofreu diversas reprovações no meio da comunidade de sambistas. A Liga Independente das Escolas de São Paulo, organizadora do Carnaval Paulistano em nota em suas redes sociais mostrou  seu repúdio à fala de Adamastor.

 

Acesso II

O Grupo de Acesso II consagrou campeã a Torcida Jovem,  ligada à torcida organizada do time de futebol  do Santos. Em 2024  a escola desfilará  no Grupo de Acesso I juntamente  com a  Dom Bosco de Itaquera, vice-campeã. Neste ano, três agremiações caíram para o Grupo Especial de Bairros: Brinco da Marquesa, Unidos de Santa Bárbara e Leandro de Itaquera.

 

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar