Home Carnaval SP Apoteose do poder da arte e da alegria
Escola Camisa Verde e Branco/ Desfile das campeãs . Fot Dayse Pacífico.

Apoteose do poder da arte e da alegria

por Valdir Sena
780 visualização

Há quem diga que o samba é, sobretudo, a escola de cidadania. E que o espetáculo das escolas de samba na avenida é o resultado da arte da alegria dos redutos de samba. E na apoteose do Carnaval 2023, todas escolas de samba campeãs puderam festejar com suas comunidades e extravasar suas conquistas com o poder da arte da alegria, no sambódromo do Anhembi.

A Mocidade Alegre que apresentou o enredo “Yasuke” que contou a história de um samurai negro, foi a grande Campeã do Carnaval 2023 e conquistou o seu 11º título da sua história. A vice-campeã é a Mancha Verde, seguida pela Império da Casa Verde.  A Acadêmicos do Tatuapé (4a. colocada) e Dragões da Real (5a. lugar) fecharam o ciclo do G5 do Grupo Especial.

Para a felicidade do grande público no sambódromo, a volta das escolas de samba tradicionais Vai Vai, campeã do Acesso , e a vice-campeã Camisa Verde e Branco que selaram os seus retornos para o Carnaval do ano que vem ao Grupo Especial. No Grupo do Acesso II, a comemoração ficou por conta da Torcida Jovem campeã e a vice Dom Bosco.

 

A experiência e as tradições

 

Na magia contagiante do Carnaval, o espaço das tradições e da Velha Guarda. Homenagear esses personagens e os olhares dos antigos, que com a sabedoria de “velhos” sambistas enriquecem o nosso Carnaval. Nesse quesito, vale ressaltar, a recepção e o carinho que tivemos na nossa visita ao Camarote da Velha Guarda. Em nome dos baluartes: Landão, Borrão Sambista Jequetibá, Arnaldinho, Gilson Nunes e Fernando Penteado saudamos todas as Velhas Guardas das Escolas de Samba e ao presidente da Liga, Sidney Carriolo, pelo espaço conquistado.

 

As mídias de comunicações

 

No quesito de elogios, não se pode esquecer da participação da Imprensa, falada, escrita e de imagens. Principalmente, as mídias independentes e alternativas. Especializadas na comunicação do Carnaval das Escolas de Samba exerceram um trabalho incansável na cobertura jornalística do espetáculo. Diga-se de passagem, um time de cronistas, jornalistas e repórteres fotográficos de alta qualidade profissional e que merecem mais atenção e apoio dos organizadores.

 

A produção e serviços

 

Na apoteose desse grande espetáculo, além de saudar as escolas de samba, as que ganharam e as que perderam, temos que parabenizar a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo pela produção e a realização do evento. A Spturis em nome da Prefeitura do Município de São Paulo e de toda estrutura para o sucesso do Carnaval Paulistano. Para finalizar, parabéns também as alas dos setores de serviços, que prestaram uma grande contribuição para o sucesso do evento. Equipes de seguranças, transportes, e de alimentação que moveram a engrenagem nos bastidores para a realização do espetáculo.

 

Valdir Sena – Jornalista, Radialista e Cronista de Carnaval.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar