Home Carnaval SP Batucada Nossa Tradição é “Essência do Trevo de Quatro Folhas”

Batucada Nossa Tradição é “Essência do Trevo de Quatro Folhas”

por Sintonia
1,3K visualização

Para não dizer que eu não falei de flores, eu me recordo do samba enredo “Sonho Colorido de um Pintor”, (de autoria de Talismã e B. Lobo), da Escola de Samba Camisa Verde e Branco de 1971, uma linda melodia em que traduz a identidade e a essência da bateria da escola da Barra Funda. Acredito que inspirado nessa essência perfumada no som da batucada do trevo de quatro folhas, nasceu a Batucada Nossa Tradição.

Fundada no dia 01 de outubro de 2022, a Batucada Nossa Tradição pode-se dizer que segue os estímulos genial do saudoso comandante Carlos Alberto Tobias, o Tuba, e dos grandes personagens da história da Camisa Verde e Branco. Assim como a Batucada de Nego Véio, na Zona Leste, em preservar os valores culturais, a Batucada Nossa Tradição segue o mesmo ritmo e valoriza o batuque autêntico do reduto da Barra Funda e os belos sambas de raiz e de enredos criados pelos grandes poetas.

Segundo o sambista Luiz Alexandre Luizinho, diretor-fundador do bloco, a Batucada Nossa Tradição também é formada por grupo de tradicionais baluartes e batuqueiros da Barra Funda. “A preservação da identidade do nosso batuque e ritmo é fundamental para a Nossa Tradição”, afirma Luizinho que também faz parte da “Família Gronne’s de Futebol e Samba”, time de futebol de várzea e tradicional bloco carnavalesco da Zona Norte.

Assim reafirma o presidente da Batucada Nossa Tradição, Carlos Alberto Tobias, o Xará, que é um dos filhos do Tuba. “A autenticidade da nossa comunidade e do reduto das nossas batucadas de raiz tem de ser preservadas. As mudanças existem e fazem parte da trajetória. Mas a identidade no nosso batuque não pode mudar”, afirma Xará.

Na região da Zona Norte, as apresentações da Batucada Nossa Tradição, tem levado uma multidão de pessoas por onde passa e o prestígios de personagens, baluartes e músicos do cenário do samba e do Carnaval. Entre eles, o cantor Carlos Junior (Intérprete oficial da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi), que tem recordado nas rodas de samba, os grandes e históricos sambas enredos da Escola do Camisa Verde e Branco, como: “Sonho Colorido de um Pintor”, “Atlântida e Suas Chanchadas”, “Narainã, A Alvorada dos Pássaros”, “Dos Barões do Café a Sarney, Onde Foi Que Eu Errei”, “Combustível da Ilusão”, “Negros Maravilhosos”, entre outros memoráveis da história da escola de samba do trevo de quatro folhas.

Valdir Sena – Jornalista, Radialista e Cronista de Carnaval.

 

Compartilhar isso:

Facebook comentário

1 Comentário

Pavilhão da Velha Guarda da Mangueira batiza BATUCADA DE NEGO VÉIO - Sintonia de Bambas 30 de janeiro de 2024 - 00:27

[…] rodas de samba, com vários grupos e conjuntos que abrilhantaram o evento que também contou com a Batucada Nossa Tradição, proveniente da Escola de Samba Camisa Verde e […]

Responder

Deixe um comentário

Você pode gostar