Home Carnaval SP Morre o sambista Lourival Campos da Vai-Vai

Morre o sambista Lourival Campos da Vai-Vai

por Redação
566 visualizações

Capa: Nelson Gariba

Silêncio, é mais um sambista que partiu…

O anúncio de luto na batida seca e solitária do tambor, toca mais uma vez na despedida do sambista Lourival Almeida Campos, ex-diretor Geral e de Carnaval até 2019, da tradicional Escola de samba Vai- Vai , onde teve papel de grande destaque não só para a Escola como também para o mundo do samba. Lourival falece nesta terça-feira (01), vítima de uma pneumonia, no hospital Heliópolis, onde esteve internado há uma semana.

Nascido  na região do Bixiga, vê os alicerces da Escola de Samba de coração crescer, devido à participação de sua família  na fundação da Escola. É irmão de outro militante do samba, presidente da FENASAMBA, Kaxitu Ricardo Campos.

Em janeiro de 2019, o sambista em entrevista ao Site Sintonia de Bambas, não escondia o Orgulho que tinha de sua comunidade da Bela Vista :   “ Sempre tive muito orgulho  da Vai Vai. É uma entidade carnavalesca que mantêm suas portas abertas à comunidade nascida e criada dentro da agremiação… A marca muito forte da Vai Vai é que ela não é apenas desfile de Escola de Samba, a Vai Vai é uma Escola de Samba de verdade. Tudo que a gente faz deságua no desfile, mas não somos só isso. Quando a gente fala de raiz, a gente fala desta preservação. Dificilmente, você verá na Vai Vai um integrante contratado. Os segmentos são produzidos internamente. Ao falar de tradição temos uma preocupação muito grande em preservar estas raízes, esta identidade de ser uma Escola de Samba fundada no Centro da Cidade, e uma Escola de Samba de origem de matriz africana“.

Outro ponto de orgulho para Lourival era a ala das crianças “… temos uma ala das crianças que já tem 50 anos (2018),  comandada pela Dona Cleuci. Esta ala tem a idade que muitas Escolas não tem de existência.”

Advogado de profissão, Lourival foi professor do curso de jurados da UESP – União das Escolas de Samba Paulistana e diretor jurídico na Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. E em 2020 participou do projeto de Carnaval da Escola de Samba Primeira da Cidade Líder.

Áudio da entrevista concedida ao Site Sintonia de Bambas em Janeiro 2019/ Fábrica do Samba
Compartilhar isso:

Facebook comentário

0 Comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar