Home Carnaval SP O samba da Bela Vista entra na Avenida com a Torcida Jovem
Foto Capa

O samba da Bela Vista entra na Avenida com a Torcida Jovem

por Josy Dinorah
1,5K visualização

O bairro tradicional do samba paulistano, Bela Vista, é revisitado nas alegorias da Escola de Samba Torcida Jovem na madrugada deste domingo (17). 

Carnaval é história e suas memórias são perpetuadas, especialmente, nos desfiles das escolas de samba. São acordes, fantasias e uma comunidade apaixonada que constrói esse sentimento de felicidade de cruzar o Anhembi a cada ano. Com esse clima de resgate e revitalização do Carnaval, a Escola de Samba Torcida Jovem circulou pela história do samba no Bairro da Bela Vista ou Bixiga, na região central de São Paulo, e sua ligação com os negros fugidos da escravidão e fusão da cultura com a chegada dos imigrantes na região.

Foto: Amanda Carvalho/Sintonia de Bambas (Integrantes da Escola de Samba Torcida Jovem durante o desfile oficial que aconteceu no Anhembi, neste sábado (16)

Apesar do nome da Escola estar associada à torcida organizada do time de futebol paulista Santos, a Escola de Samba Torcida Jovem, ainda como bloco carnavalesco, foi fundada em 1978 e sua sede social se encontra no bairro da Vila Aricanduva, região leste da cidade de São Paulo. O grande destaque da Torcida Jovem para sair das arquibancadas e conquistar o público no Anhembi em 2022, é a sua famosa bateria Firmeza Total. 

A composição do Samba-Enredo “Bela Vista. Berço Cultural desse País”, autoria de Fabiano Tennor, Negra Jane, Thiago Miranda e Celsinho mostra as transformações e contribuições dos moradores do bairro da Bela Vista para a cultura brasileira. Segundo a história, o tradicional bairro da Bela Vista, foi uma grande fazenda que mais tarde ganhou o apelido de Bixiga por conta de uma doença que atormentou o proprietário de várias terras na região, o senhor Antônio José Leite Braga. A região atraiu muitos negros fugidos da escravidão e com o loteamento da região, autorizado por Dom Pedro II, a região trouxe os imigrantes italianos para a Capital. As paisagens culturais do bairro que abriga a Igreja de Nossa Senhora da Achiropita e sua famosa festa, que por mais de 90 anos toma conta das ruas do bairro, a Avenida Paulista que é a passagem das manifestações e revoluções para um futuro agregador, político e social do povo brasileiro divide o destaque no Desfile da Torcida Jovem com a história de um samba que não basta ir apenas no Bixiga pra ver.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar