Home Camisa 12 Conexão Rio-São Paulo é destaque no Ensaio Técnico deste sábado (18)

Conexão Rio-São Paulo é destaque no Ensaio Técnico deste sábado (18)

por Josy Dinorah
113 visualizações

Realizando seus Ensaios Técnicos para o Carnaval 2020, as Escolas de Samba Camisa 12, Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e Vai-Vai, resgatam a importância da troca de riquezas culturais no País .

Foto Capa: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas

Neste sábado (18), mais cinco Escolas de Samba passaram pelo Anhembi. A tradição e o protagonismo do Carnaval Paulistano foi o grande atrativo. A Escola de Samba Camisa 12 e as detentoras de mais mais de 30 títulos de campeonatos na história do Carnaval paulistano, Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e Vai-Vai enriquecem a importância de se conhecer e respeitar o trabalho e as raízes culturais regionais, fomentando o intercâmbio artístico entre as grandes capitais do País.

SÃO PAULO, SP, 18.01.2020 – CARNAVAL DE SÃO PAULO 2020, ENSAIO TÉCNICO da Escola de Samba Camisa 12. (Foto: Nelson Gariba/ Sintonia de Bambas)

A primeira Escola que cruzou o Sambódromo foi a Camisa 12. A Agremiação que ganhou um presente da cidade do Rio de Janeiro traz o Enredo “O Pão Nosso de Cada Dia nos Daí Hoje”, que representa a importância da simbologia do alimento como instrumento de fé. O samba é assinado por Dudu Nobre e Cia. “Não deu certo no Rio e trouxemos pra cá. Esperamos agora um grande êxito com este samba que ficou maravilhoso. Nós mexemos no samba, não é o mesmo apresentado no Rio. As alterações tiveram a autorização dos autores e estamos na briga pelo título.” – comenta empolgado o carnavalesco Delmo Moraes, que possui passagens por importantes Escolas de Samba do Rio e SP.

SÃO PAULO, SP, 18.01.2020 – CARNAVAL DE SÃO PAULO 2020, ENSAIO TÉCNICO da Escola de Samba Unidos do Peruche. (Foto: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas)

A grande aposta da Escola de Samba Unidos do Peruche, que em 2020, está repleta de novidades em seu quadro de profissionais do Carnaval, é a essência da palavra africana Ubuntu. Com o objetivo de fortalecer a tradição e a história da comunidade, a Agremiação vai nos presentear com o Enredo “Ubuntu, por um Mundo Novo”. “A Escola vêm de duas quedas consecutivas e o Presidente me pediu um Enredo que falasse de união, já que a Escola estava um pouco dispersa, apresentei esta filosofia africana e pensei neste quesito de dar as mãos e olhar para o próximo.” Carioca, com mais de 30 anos de Folia, o Carnavalesco Amauri Santos, marcou presença na Portela, Caprichosos de Pilares, Estácio de Sá, dentre outras Escolas do Rio, e em SP, desde 2017. Para 2020, ele acrescenta que acredita ter a missão de fazer o resgate da tradição na Filial do Samba.

SÃO PAULO, SP, 18.01.2020 – CARNAVAL DE SÃO PAULO 2020, ENSAIO TÉCNICO da Escola de Samba Camisa Verde e Branco. (Foto: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas)

O segundo Ensaio Técnico da Escola de Samba Camisa Verde e Branco foi marcado pela força de sua Bateria. Comandada pelo Mestre Marcão, que fez sua história na Escola de Samba Salgueiro no Rio, a Furiosa quer marcar a retomada da união na Comunidade e trazer a Verde e Branco de volta à elite do Carnaval Paulistano. “Hoje foi totalmente diferente da semana passada, em questão de ter mais a Comunidade da Escola. Na parte rítmica foi no coração e na emoção. Então, quem sabe no dia 13 de fevereiro, será melhor ainda!” – Comenta o Mestre Carlão, que diz que a cobrança pela melhora contínua é sua marca registrada.

SÃO PAULO, SP, 18.01.2020 – CARNAVAL DE SÃO PAULO 2020, ENSAIO TÉCNICO da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. (Foto: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas)

Apostando na história da mais popular bebida do mundo, a Escola de Nenê da Vila Matilde fez seu primeiro Ensaio Técnico de 2020, e mais uma vez, busca força na sua trajetória de vitórias para voltar ao Grupo Especial do Carnaval SP. O Enredo “O Presente da Deusa e o brinde da Águia”, do Carnavalesco Zilkson Reis, conta a história da cerveja, sua origem e transformação nos tempos atuais. A Escola de Samba do Largo do Peixe, na Zona Leste de São Paulo se orgulha de ser afilhada da majestosa Portela, Escola de Samba tradicional e campeã no Carnaval do Rio de Janeiro. Ambas carregam o simbolo da Águia e são responsáveis por grandes voos do samba e Carnaval dentro e fora do Brasil.

SÃO PAULO, SP, 18.01.2020 – CARNAVAL DE SÃO PAULO 2020, ENSAIO TÉCNICO da Escola de Samba Vai-Vai. (Foto: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas)

Fechando o segundo sábado de Ensaios Técnicos no Anhembi, a Escola de Samba Vai-Vai fez o seu primeiro Ensaio Técnico 2020 pelo Grupo de Acesso I do Carnaval de São Paulo. O rebaixamento em 2019, de uma das mais conhecidas e tradicionais Escolas de Samba da Capital, ainda repercute no mundo do Samba. O ensaio da Agremiação foi um dos mais esperados da noite de ontem. Como resgaste da memória desta gigante do samba, a Escola do Bixiga vai contar sua própria história na Avenida com o Enredo “Vai-Vai de Corpo e Álamo”, no dia 23 de fevereiro, com o Carnavalesco Chico Spinoza, grande campeão de Carnavais, inclusive pela própria Vai-Vai. Spinoza traz sua vasta experiência pelo Carnaval do eixo Rio-São Paulo para garantir a ascensão da Escola do Povo.

Confira as entrevistas e destaques dos Ensaios Técnicos de hoje, dia 18/01/2020
Compartilhar isso:

Facebook comentário

0 Comentário

Deixe um comentário

9 + dez =

Você pode gostar