Home Carnaval SP Fábrica do Samba é batizada com grandes nomes do Carnaval SP
Foto: Liga SP - 📸 @maiabevi

Fábrica do Samba é batizada com grandes nomes do Carnaval SP

Liga SP revela os novos nomes do Complexo e Alamedas da Fábrica do Samba, com nomes como Madrinha Eunice e Seu Nenê. Uma homenagem emocionante aos gigantes do Carnaval SP

por Josy Dinorah
622 visualização

Na noite de segunda-feira (27), a Liga SP deu um passo significativo para eternizar a memória dos gigantes do Carnaval paulistano. A Fábrica do Samba I, localizada na Avenida Dr. Abraão Ribeiro, foi palco de uma grande celebração na inauguração dos novos nomes que vão batizar o Complexo e suas Alamedas.

A cerimônia contou com a presença da imprensa, representantes das Escolas de Samba de São Paulo e herdeiros diretos ou indiretos dos homenageados. A escolha dos nomes foi realizado por votação popular, de maneira online, e foi encerrada no dia 15 de novembro. Com essa iniciativa,  a Liga SP busca preservar e enaltecer a história do Carnaval de SP, oferecendo um tributo memorável para celebrar o passado e também inspirar as novas gerações a seguir os passos desses bambas que são peças chaves na tradição que embalam os dias de folia, proporcionando mais representatividade para o local que, atualmente, é um espaço ocupado por treze Agremiações.

Confira a lista completa de homenageados e seus respectivos espaços:

Nome do Complexo: Deolinda Madre (Madrinha Eunice)

Fundadora da Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva da Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, a mais antiga de São Paulo ainda em atividade, a Madrinha Eunice é reverenciada como um ícone do Carnaval Paulistano. Sua dedicação à cultura afro-brasileira e ao samba transcende as avenidas, estabelecendo Madrinha Eunice como uma figura essencial na construção de cultura social do Carnaval na capital.

Sede Administrativa Liga-SP: Eduardo Basílio

Uma das notáveis figuras do Carnaval Paulistano, Eduardo Basílio, foi fundador da Sociedade Rosas de Ouro, Escola de Samba com origem na Vila Brasilândia. À frente da nação azul e rosa até seu falecimento em 2003, Basílio também desempenhou um papel fundamental na formação da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Seu legado transcende as vitórias e marcou uma era no coração dos sambistas.

Espaço Cultural: Octávio da Silva (Talismã)

Talismã, com sua habilidade única, foi uma peça fundamental na trajetória musical e carnavalesca de São Paulo. Renomado compositor, ele deixou um legado imenso ao criar alguns dos mais icônicos Sambas-Enredo do Carnaval, além de ter contribuído com o hino da Camisa Verde e Branco e, colaborado como compositor e Carnavalesco em outras Agremiações de São Paulo, incluindo a Rosas de Ouro, o Morro da Casa Verde e a Unidos de Vila Maria.

Alameda: Alberto Alves da Silva (Seu Nenê)

Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê, é um grande bamba da Carnaval SP. Ele dedicou sua vida ao samba e à construção de uma das mais respeitadas agremiações de São Paulo, a Nenê de Vila Matilde. Sambista de raiz, sempre caracterizado pelo seu icônico chapéu e pelo forte sotaque paulistano, Seu Nenê também conquistou afeto e respeito das demais Escolas de Samba na cidade. Sua trajetória é marcada pelo seu carisma e seu legado duradouro no cenário do Carnaval Paulistano.

Alameda: Juarez da Cruz (Seu Juarez)

Juarez da Cruz, carinhosamente conhecido como Seu Juarez, é um dos fundadores da Escola de Samba Mocidade Alegre. Nascido na década de 30, sua paixão pelo samba e pela cultura popular brasileira foi fundamental na criação da Agremiação em 1967, contribuindo para o desenvolvimento do Carnaval que vimos atualmente.

Alameda: Sebastião Eduardo do Amaral (Pé Rachado)

Pé Rachado é imortalizado em uma Alameda, honrando sua contribuição ímpar ao universo do samba e do Carnaval. Comandando o Vai-Vai de 1960 a 1967, conquistou oito títulos e com sua aproximação na Estação Primeira de Mangueira, em 1974, fundou a Escola de Samba Barroca Zona Sul.

Confira as homenagens e ainda aproveite para curtir a Festa de Lançamento dos Sambas-Enredo Carnaval SP 2024, que acontece neste sábado,  dia 02 de dezembro. Adquira seu ingresso com toda a comodidade pelo site do Clube do Ingresso no Link de Compra e retire seu CD no evento. Os Sambas Enredos estão disponíveis em diversas plataformas digitais, clique aqui e ouça agora.

Foto Capa: Divulgação Liga SP

Compartilhar isso:

Facebook comentário

2 comentários

Festa de Lançamento do CD das Escolas de Samba do Carnaval SP 2024 agitou o Complexo Madrinha Eunice - Sintonia de Bambas 3 de dezembro de 2023 - 18:46

[…] último sábado (02), o Complexo Madrinha Eunice foi  palco da tradicional celebração que marca o lançamento do CD dos Samba   de Enredo das […]

Responder
Barroca Zona Sul celebra meio século de tradição e história no Carnaval SP - Sintonia de Bambas 10 de fevereiro de 2024 - 02:28

[…] emocionou o público com um desfile lembrando Sebastião Eduardo do Amaral, mais conhecido como “Pé Rachado”, um dos fundadores da Barroca Zona Sul e figura influente na história do samba em São Paulo, […]

Responder

Deixe um comentário

Você pode gostar