Home Noticias SEO CARLÃO DA PERUCHE , UM BALUARTE QUE BRILHA NA TERRA DA GAROA

SEO CARLÃO DA PERUCHE , UM BALUARTE QUE BRILHA NA TERRA DA GAROA

por Lailson Leoncio
308 visualizações

Seo Carlão da Peruche uma lenda viva que completa 90 anos.

Foto: Nelson Gariba/Sintonia de Bambas

 Nasce no décimo primeiro dia do mês de setembro do ano de 1930, àquele que futuramente seria um dos alicerces para a edificação do samba paulistano, Carlos Alberto Caetano, Seo Carlão da Peruche, paulistano da gema, do bairro da Barra Funda, mais precisamente nascido e criado na rua Pirineus, número 76 .

Desde criança Carlão acompanhava seus pais nas tradicionais festas na Cidade de Pirapora do Bom Jesus ( à 54 Km da capital), evento religioso regado à batuques. Tradição da avó de sua mãe que carinhosamente era chamada de Nhá Raimunda. Via sua mãe na Igreja em devoção à imagem de Bom Jesus, o garoto também acompanhava  seu pai  nos barracões cercados de muito jongo (batuque que precedeu o samba).

Ritmista de mão cheia, depois de passar anos em uma das mais antigas agremiações da cidade de São Paulo, a Lavapés, como tocador de surdo, Seo Carlão funda em 1956 umas das mais tradicionais Escolas de samba, Unidos do Parque Peruche, cujas cores eram azul, amarelo, verde e branco, cores da bandeira do Brasil, com a ideia de sempre explorar essas cores dentro do desfile da agremiação.

O primeiro símbolo da escola  a princípio eram duas mãos, e posteriormente foi  criado o símbolo que vigora até hoje, no qual as cinco estrelas representam os campeonatos da agremiação: as duas menores representam os primeiros e as estrelas maiores o tricampeonato de 1965/1966/1967.

 Participou ativamente da oficialização do carnaval paulistano, desde o início  da década  de 60 ajudando a fundar a Federação das Escolas de Samba e Cordões Carnavalescos do Estado de São Paulo, com objetivo de criar melhores  estruturas para os sambistas  que eram  marginalizados, e sofriam  com a repressão da Ditadura Militar. Como retaliação, em   1972 a quadra da Unidos da Peruche foi invadida por autoridades policiais que destruíram todos os instrumentos musicais faltando poucos dias para o carnaval.

Seo Carlão fez parte da profissionalização do carnaval e da construção do Sambódromo do Anhembi na gestão da prefeita Luiza Erundina, que trouxe maior visibilidade para as agremiações e o crescimento dos desfiles.

Atualmente é  considerado pelos sambistas um dos “cardeais do samba” da cidade, ao lado de outros baluartes, Tia Eunice da Lavapés, Pé Rachado da Vai-Vai, Seo Nenê da Nenê de Vila Matilde, Inocêncio Tobias da Camisa Verde e Branco. Sambistas que lutaram ao longo de muitas décadas para a evolução do carnaval paulistano.

Seo Carlão da Peruche é Embaixador do Samba condecorado pela União das Escolas de Samba de São Paulo (UESP) e agraciado com o Prêmio Anchieta pelos relevantes serviços prestados ao samba da capital paulista.

              

Samba-Exaltação – Repicar Dos Tamborins -G.R.C.S.E.S. Unidos do Peruche
Quando o repicar dos tamborins
Anunciar: É carnaval, carnaval, carnaval
E a nossa escola querida
Descendo a rua Zilda
Num cortejo magistral
E a nossa comunidade
Como uma irmandade
Exaltando um feito sensacional

Peruche é, não leve a mal
A grande campeã do carnaval…

(Olorum e os Òrisás o protejam e lhe guarde!!! Vida longa- Sinceros votos de nossa Equipe)

Compartilhar isso:

Facebook comentário

0 Comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar