Home Carnaval SP Tom Maior aposta em Desfile afirmativo para tentar seu primeiro título no Grupo Especial

Tom Maior aposta em Desfile afirmativo para tentar seu primeiro título no Grupo Especial

por Sintonia
2,7K visualização

O público que acompanhou o primeiro dia de Desfile do Grupo Especial pôde vibrar com a Tom Maior e a quebra de expressões e tabus populares que ainda nos ligam ao período de Escravidão.

Foto Capa: Lailson Leôncio / Sintonia de Bambas

A Escola de Samba Tom Maior trouxe para Avenida, algumas expressões populares de origem do passado sombrio da história do nosso País. A segunda Agremiação que desfilou nesta sexta-feira (21), apropriou-se com responsabilidade da figura de liderança e representatividade do feminismo negro contemporâneo e sua luta por igualdade e liberdade.

Com a expressão “É Coisa de Preto”, o Carnavalesco André Marins, trouxe com suas 21 alas e 2.500 componentes, uma caracterização e reflexão da identidade negada e marginalizada dos povos de matrizes negras e indígenas, e que foram normatizadas nas expressões que usamos no nosso dia a dia (“Coisa de preto”, “serviço de preto”, “arte de preto”). A proposta levou em conta a construção de uma narrativa étnica e afirmativa para quebrar preconceitos e levar uma mudança de comportamento dos padrões sociais e preconceituosos enraizados em nossa cultura e passado de geração em geração.

Com destaque para o último carro que trouxe a figura da vereadora Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018, no Centro do Rio de Janeiro, e que até hoje ecoa sua voz na luta pela justiça e igualdade para o povo negro e das periferias do Brasil. Na representação e homenagem feita pela Tom Maior, Marielle representa a luta de tantos guerreiros negros na atualidade.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar