Home Carnaval SP Integrante da Velha Guarda da Vila Maria, Carlinhos do Cavaco, fala sobre seu novo álbum

Integrante da Velha Guarda da Vila Maria, Carlinhos do Cavaco, fala sobre seu novo álbum

por Lailson Leoncio
253 visualizações

O musicista Carlinhos do Cavaco, integrante da Velha Guarda da Vila Maria, fala sobre seu novo trabalho  “Meu nome é Cavaco”. Na obra o músico mostra toda sua paixão pelo instrumento, e seus influenciadores musicais, além de sua paixão pela velha guarda da Escola.

Paulistano da gema, o sambista Carlinhos do Cavaco, nascido e criado no bairro de Vila Maria Alta (como é conhecido pelos moradores antigos do bairro), lançou seu terceiro álbum intitulado: “Meu nome é cavaco”, homenagem ao cavaquinho, fiel companheiro de apresentação e composição, a obra  também homenageia  alguns  grandes  mestres desse gênero , como por exemplo, na composição Zé Quietinho, o músico faz referência ao compositor Zé Kéti (1921-1999).

Em entrevista ao Site Sintonia de Bambas Carlinhos do Cavaco fala sobre a faixa Zé Quietinho – “ Criei esse Samba em homenagem ao compositor “Zé Kéti”, pois sempre admirei demais o seu trabalho, e quando criança, segundo sua biografia ele era chamado de Zé Quietinho por sua Mãe. Fiz uma homenagem!

A canção Avante vamos cantar foi inspirada em Alvorada de Cartola (1908 – 1980); Carlos Cachaça (1902 – 1999) e Hermínio Bello de Carvalho. Já a música Rosa Rainha busca dialogar com o universo de Paulinho da Viola.

A Obra  produzida  pelo próprio Carlinhos, e com direção musical e arranjos do violinista Edmilson Capelupi, mantem-se fiel às raízes do samba. Neste trabalho encontramos características do chamado samba autêntico, sambas de terreiro, samba de partido-alto, cururu, exaltação, batucada, maxixe e gafieira, com letras que falam do dia-a-dia e de relacionamentos com o próprio samba.

A história do cantor e compositor não é recente. Seu primeiro álbum foi gravado em 1997 com o título: “Carlinhos do Cavaco. Mensagem de Bamba”.  Seu segundo álbum, saiu do forno em 2003 e foi indicado ao Prêmio SHARP DE MÚSICA na categoria REVELAÇÃO, onde Carlinhos do Cavaco complementa – “A  indicação foi muito importante, pois,  projetou o trabalho um  pouco mais para os meios de comunicação. É uma referência positiva, pois nos traz reconhecimento e valorização do nosso trabalho como sambista.”

Carlinhos faz parte da Velha Guarda da Vila Maria,  e como morador do bairro conta como começou sua participação na Escola – “Como sempre morei  na “Vila Maria Alta“, como era conhecida anteriormente, sempre acompanhei a Unidos de Vila Maria de longe, pois não frequentava a Quadra da Agremiação, mas torcia sempre pra escola ir bem no Carnaval. Mas há dois anos procurei  o presidente da Velha Guarda, o Sr. Lúcio e expliquei  que tinha vontade de desenvolver um trabalho de pesquisa sobre às músicas do passado da escola. Ele aprovou de cara a ideia, e logo me  juntei  ao pessoal. Fui abraçado por todos. Musicalmente estamos fazendo um grande trabalho, mas a liderança da Velha Guarda não é minha e nem tenho essa intenção, meu objetivo é só musical mesmo. Adoro estar junto deles!”– enfatiza o compositor.

 A velha guarda da Unidos de Vila Maria possui grandes baluartes históricos já homenageados por ícones da música brasileira, como por exemplo, a cantora e compositora Leci Brandão na música ME PERDOA POETA, em parceria com saudoso Reinaldo – O Príncipe do Pagode, na qual faz citação ao baluarte Xangô da Vila Maria.

O Site Sintonia de Bambas perguntou a Carlinos se o fruto desta parceria é  um resgate das composições desses poetas da escola _ “ Nas apresentações da VELHA GUARDA, damos total prioridade aos compositores que fizeram a construção dessa história maravilhosa da Unidos de Vila Maria, como o grande Xangô, Dito Caipira, Ataliba Luiz, Vovô, Jamaica, Toinho Melodia, Carlos de Jesus, que é o nosso diretor musical da Velha Guarda, entre outros. São muitas histórias e sempre estamos compondo sambas novos para a Velha Guarda também, pois temos que dar continuidade.”- finaliza Carlinhos.

Para acompanhar o trabalho:

Instagram: www.instagram.com/carlinhosdocavacooficial/

Facebook: www.facebook.com/CarlinhosCavaco/

Contato para Shows: +55 11 9 9763-1530 falar com Neide Salles

Compartilhar isso:

Facebook comentário

0 Comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar