Home Crônica 07 de abril! Data de títulos importantes para muitas reflexões

07 de abril! Data de títulos importantes para muitas reflexões

por Valdir Sena
322 visualizações

Nesse o7 de abril, dia Mundial da Saúde, se dá num momento em que a travessia é de dor e luta contra a pandemia do CONVID-19 em todo Mundo,  a permanência ao isolamento social para conter o avanço da doença vem ganhando protagonismo no cenário político brasileiro.

Hoje também é o dia do jornalista, dia esse que se dá em meio a um outro combate, o da disseminação de falsas notícias nas redes sócias. Desinformações que só atrapalham num período tão difícil para humanidade, que só causam consequências graves à comunicação com a descredibilidade na informação, além da interpretação dos fatos.

O papel do jornalista é de passar as informações com responsabilidade, promovendo o respeito social , a compreensão entre torcidas, opiniões políticas, religiosas, raças, gênero e orientação sexual…

Na contramão do respeito com a profissão jornalística, age o presidente da República,  em suas aparições diárias ao lado de apoiadores, onde  responde aos repórteres pautados para cobrir o setor, com frases evasivas, descasos, irônicas e de hipocrisia. Muitas vezes ovacionadas pelos “gados” na plateia de apoio. 

A hipocrisia vem também de alguns pastores evangélicos que se aproveitam do momento de comoção causados pela onda do CONVID-19, e usam suas redes socias para disseminar seus repúdios  ao Carnaval. Para esses propagadores de ódio, e intolerantes culturais, por exemplo,  o carnaval da Mangueira de  2020 “A Verdade Vos Fará Livres”, onde apresentou um Jesus com as várias faces da pobreza, ou a Comissão de Frente dos Gaviões da Fiel “A saliva do santo e o veneno da serpente” onde a  polêmica encenação  de Santo Antão  chicoteado pelo Diabo, são considerados os responsáveis   pela Pandemia. São publicações que poderiam ser cômicas se não fossem trágicas para divulgação como fato.

Atualmente o Brasil passa por uma crise sem precedentes onde a cultura ( do Brasil)  a religiosidade (dos demais) e a ciência ( Universal), vem sendo atacados.  O respeito à diversidade. A fé em Deus.  A verdade da ciência. E um jornalismo pautado na seriedade e verdade…, são com certeza elementos essenciais para se fazer a travessia em tempos tão sombrios.  

Valdir Sena – Jornalista, Radialista e Cronista de Carnaval.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

0 Comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar